Páginas

sábado, 24 de dezembro de 2011

A INTEGRIDADE DE UM LÍDER

Lição 13 - 25 de Dezembro de 2011
Texto Bíblico: "Se é ministério, seja em ministrar [...]; o que preside, com cuidado [...]" (Romanos 12.7,8).
Leitura Bíblica em Classe: Neemias 1.5-11

COMO IDENTIFICAR QUANDO UM LÍDER É INTEGRO

1. A ESCOLHA E PREPARAÇÃO DO LÍDER É UMA PRERROGATIVA DIVINA

* Deus quer líderes cuidadosos com o seu povo - Neemias 1.5 - E disse: Ah! Senhor, Deus aos céus, Deus grande e terrível, que guardas o concerto e a benignidade para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! I Pedro 5.2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
* Deus quer líderes intercessores pelo seu povo - Neemias 1.6 - Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante , de dia e de noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos. Êxodo 32.32 Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.
2. O LÍDER DEVE TER CARACTERÍSTICAS QUE REVELEM SUA CHAMADA
* Deus quer líderes sábios em ensinar o povo a sua palavra - Neemias 1.7 - De todo nos corrompemos contra ti e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo. Jeremias 3.15 E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.
* Deus quer líderes que exortem o povo dos males do pecado - Neemias 1.8 - Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos. 2 Timóteo 4.2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
* Deus quer líderes que mostrem ao povo o valor da obediência - Neemias 1.9 - E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os fareis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam no cabo do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Hebreus 13.17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
3. A ESPIRITUALIDADE É UMA PROVA ESSENCIAL DO AUTÊNTICO LÍDER
* Deus quer líderes que mostrem um espírito compassivo - Neemias 1.10 - Estes ainda são teus servos e o:teu povo que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão. Lucas 10.33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
* Deus quer líderes que dependam da Sua providência - Neemias 1.11 - Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo e dá-lhe graça perante este homem. Então, era eu copeiro do rei. Salmos 18.6 Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;